segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

TERRASSOL — Lançamento em Londrina 17-12-14

Convite


   Convido a todos os que estiverem na cidade de Londrina-PR no dia 17, uma quarta-feira de dezembro as 20:30, para o lançamento do meu primeiro livro de contos de ficção científica Terrassol.  

   A coletânea de contos TERRASSOL é diversão garantida para todos os públicos, não apenas para os apreciadores de ficção científica. Mas, como em toda obra maior desse gênero, não deixa de instigar sérios questionamentos sobre os caminhos da ciência, o progresso materialista e o futuro da sociedade e do indivíduo. Montada no formato de um longo dossiê alienígena com o que restou das lendas, das crônicas, dos documentos oficiais e dos escritos poéticos da única espécie dita inteligente de Terrassol. 
Os contos são narrados com bom humor e com precisão científica em quanto às leis e as teorias vigentes, ampliando com isso o seu escopo, pois a obra passa a ter também um caráter didático e de divulgação científica. 
   Nestes vinte e cinco contos de Terrassol, estão presentes diversas ciências: a realidade virtual, a ecologia, a psicologia, a engenharia genética, a clonagem, neurologia, a nanotecnologia, a botânica, além de outras abordagens como a mitologia, a ufologia ou a psicanálise Jungiana. Todas relacionadas de um modo ou de outro, no sentido de procurar mostrar uma realidade mais ampla que essa nossa visão da vida cotidiana trivial e limitada, pois ao deslocar o leitor para essa escala planetária e levá-lo adiante tanto no tempo como no espaço, está se cumprindo o objetivo principal de todo escritor de ficção científica, que é causar esse distanciamento no leitor, juntamente com essa emoção cósmica de se pensar, não mais como indivíduo atarefado e ausente das questões científicas e planetárias, mas como um verdadeiro ser humano, terráqueo e participante dos demais planetas do universo, tenhamos ou não conhecimento da sua existência.
   A ilustração sempre foi um recurso editorial para despertar o interesse do leitor, especialmente na ficção científica, a qual, devido às suas possibilidades ilimitadas de concepção de outros mundos ou de futuros inimagináveis, com o uso da gravura se projeta no leitor um pouco do clima mental necessário para que ele “viaje” na história. Dessa forma, no livro TERRASSOL se agregam dois valores artísticos: o literário e o de ilustração. Com isso fazemos uma homenagem ao gênero publicando-o em um formato mais próximo do original o que também o deixa mais acessível aos jovens leitores de hoje. As ilustrações do livro trazem assinatura do arte educador, músico e desenhista Marcelo Galvan
   A Atrito Arte publica, pela primeira vez, um livro de ficção científica. E não poderia ter feito melhor escolha, afinal, a literatura londrinense não estaria completa sem ele.

Christine Vianna — Editora

Confira o mapa aqui: https://goo.gl/maps/NpJ2l