quarta-feira, 30 de abril de 2014

Irmãos Strugatsky - Galeria de Capas

Galeria no Google+: https://plus.google.com/u/0/photos/103998711237758699926/albums/6008147949624843185

No Pinterest: http://www.pinterest.com/hermanschmitz/strugatsky-galley/

Irmãos Strugatsky

Os irmãos Arcady (????´???, 28 de agosto de 1925—12 de outubro de 1991) e Boris (????´?, 14 de abril de 1933) Strugatsky (??????´????; também: Strugatski ou Strugatskii) são escritores russos de ficção científica que escreveram em parceria a maior parte de seus livros.

Os Irmãos Strugatsky, como geralmente são chamados, tornaram-se os mais conhecidos escritores de FC da União Soviética, com uma base de fãs bem desenvolvida. Seus primeiros trabalhos foram influenciados por Ivan Yefremov. Seu romance mais famoso Piknik na obochine foi traduzido em inglês como Roadside Picnic em 1977 e filmada por Andrei Tarkovsky sob o título Stalker.

Várias outras obras foram traduzidas em inglês e português, mas não receberam sequer uma fração do grande sucesso de público e crítica russos. Isto pode ser a resultante de três fa(c)tores: a dificuldade de se traduzir a fala coloquial russa numa língua que não possua a estrutura gramatical da mesma, o que acarreta a perda de sentido; uma compreensão do rígido arcabouço mental do Stalinismo é um pré-requisito para perceber o contraste e a rejeição da uniformidade evidentes em quase todas as obras dos Strugatskys; e finalmente, que muito do humor em obras tais como Monday Begins on Saturday provém de séculos de alusões literárias e culturais. Deve ser notado, porém, que os irmãos Strugatsky foram e ainda são populares em muitos países, particularmente na área de influência da antiga União Soviética.

Os irmãos foram convidados de honra na World Science Fiction Convention de 1987, em Brighton, Inglaterra.

Wikipedia